61 3202-2455 contato@portech.com.br

Nosso Blog

Calendário de manutenção predial: quais as recomendações e prazos?

Preparar um calendário de manutenção predial é importante não só para garantir a segurança dos condôminos, mas também para evitar gastos desnecessários. Promover trabalhos de correções de problemas é mais oneroso do que investir na prevenção.

Infelizmente, muitas administrações prediais ainda não adquiriram essa consciência e só deixam para investir na manutenção quando os problemas surgem.

Se você está lendo este post sobre calendário de manutenção predial, já mostra ter preocupações e percepções que se distinguem da maioria.

Ótimo! Preparamos este post para você mesmo!

Se pintou a dúvida de como elaborar um calendário de manutenção predial ou quais são os prazos necessários para fazer a montagem de um, prossiga na leitura!

4 itens importantes para o calendário de manutenção predial

1. Manutenções preventivas

Há, pelo menos, duas formas de manutenção preventiva: a checagem de um aparelho ou setor específico e uma checagem geral para identificar problemas.

Para a checagem geral, que seria a inspeção predial, a avaliação de itens importantes da edificação como um todo, recomendamos que marque uma data anual, de preferência antes dos períodos mais agitados, como as férias.

A manutenção preventiva individual de equipamentos deve ocorrer de acordo com as recomendações dos fabricantes de cada peça.

No ar-condicionado, por exemplo, as verificações podem variar de acordo com o fabricante e modelo. É preciso conferir o Plano de Manutenção de Operação e Controle (PMOC).

Por isso, é preciso conferir o prazo recomendado de cada aparelho e planejar as datas no calendário de manutenção predial.

No que diz respeito a pinturas de superfície, a manutenção irá depender do tipo de superfície e das condições dos locais em que se situam.

Por exemplo, lugares que recebem muitas chuvas ou calor extremo tendem a apresentar mais desgastes em relação a outros mais protegidos desses fatores externos.

A título de ilustração, as faixas no estacionamento para demarcar as vagas de carros normalmente necessitam de reforços mensais.

Superfícies de ambientes climatizados e sem exposição à umidade, como salas de escritórios, necessitam apenas de manutenções anuais.

2. Desinsetização

Quanto à parte de garantir que o prédio fique livre da infestação de insetos, como baratas, aranhas e outros animais como ratos e pombos, é preciso programar a aplicação de desinsetização em todo o prédio.

Mas qual a periodicidade recomendada para incluir no calendário de manutenção predial?

Se for um aplique apenas de caráter preventivo, isto é, quando o prédio não sofre da infestação de animais indesejados e perigosos, a desinsetização precisa ser apenas semestral.

Porém, se o lugar estiver passando por uma crise séria envolvendo insetos, a recomendação é fazer a desinsetização imediata e um novo aplique no mês seguinte.

Após o segundo aplique, e não havendo mais problemas de invasão de animais, passa-se a observar a periodicidade semestral.

3. Instalações elétricas

O religar e ligar de disjuntores deve ocorrer mensalmente. No quadro de distribuição de circuitos, as conexões devem ser reapertadas anualmente.

Tomadas, interruptores e pontos de luz precisam ser conferidos e eventualmente trocados a cada 2 anos.

4. Elevadores

Por lei, todo prédio com elevadores deve contar com uma empresa de manutenções corretivas e preventivas. É a empresa que sinaliza quando é o momento de promover mudanças. Geralmente, a modernização completa dos equipamentos ocorre a cada 15 anos.

Considerações finais

Gostou deste conteúdo sobre calendário de manutenção predial? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe ; )

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Posts Recentes