61 3202-2455 contato@portech.com.br

Nosso Blog

Automação de sistemas prediais nos condomínios residenciais para melhorar a gestão

A automação de sistemas prediais é a condição necessária para que um edifício seja considerado inteligente. Contudo, há apenas uma década, a possibilidade de controlar automaticamente as condições de um condomínio inteiro era, na melhor das hipóteses, um sonho distante.

Felizmente, o desenvolvimento tecnológico e o contexto da IoT (Internet ofThings ou Internet das Coisas em tradução livre) permitiram o surgimento de sistemas inteligentes com sensores que permitem controlar com precisão os recursos mais importantes de um edifício.

Em suma, com a automação de sistemas prediais, é possível gerenciar o nível e consumo de água no condomínio, o consumo de energia elétrica, verificar se as bombas de água e os aquecedores estão funcionando corretamente e muito mais.

Com esta tecnologia, é possível reduzir custos e evitar que falhas aconteçam sem previsibilidade.

Maior eficiência

Provavelmente, o maior benefício da automação de sistemas prediais é a otimização que ela proporciona. Aumentar a eficiência de um condomínio significa ter um controle ativo de suas condições. Mas, a qual tipo de eficiência concreta nos referimos?

Eficiência energética, é claro. Trata-se, entre outros elementos, de controlar para que a temperatura seja adequada em todos os momentos, independentemente do ambiente externo.

Menor consumo

A redução do consumo é a primeira consequência lógica do incremento da eficiência. Com a automação de sistemas prediais, os custos gerados pelo fornecimento de energia a um condomínio podem ser reduzidos em até 35%.

Esta é uma vantagem econômica muito importante se levarmos em conta que 80% da energia total de um prédio é consumida por esses sistemas inteligentes. Por conseguinte, o investimento em automação de sistemas prediais pode traduzir-se em economias consideráveis.

Auditorias mais eficientes

Um dos principais problemas ao gerenciar os diferentes tipos de consumos em um condomínio consiste na dificuldade de estabelecer parâmetros. Com os sistemas mais antigos e obsoletos, isso é simplesmente impossível.

A automação de sistemas prediais, pelo contrário, permite monitorar todos os parâmetros em tempo real. Esses valores são armazenados para análises posteriores e, assim, aprimoram o sistema de controle e monitoramento. Além disso, todas essas informações são coletadas de maneira centralizada.

A partir dessas análises, é possível obter dados precisos e acionáveis acerca dos padrões de consumo do condomínio, o que permite melhorar substancialmente os sistemas existentes e projetar soluções novas e eficazes.

Facilidade na manutenção

Como nas auditorias, a automação de sistemas prediais permite um controle quase total do estado de todo o sistema. Portanto, você pode acompanhar os processos, detectar falhas e promover seu reparo imediato.

Desse modo, não apenas o erro é relatado, mas o sistema coleta informações que podem ser cruciais para determinar as razões de eventuais falhas. Por outro lado, também permitirá que o sistema se adapte automaticamente às falhas, gerenciando os demais componentes.

Consumo limpo

O consumo atual deve garantir uma gestão condominial de acordo com os princípios de responsabilidade ambiental e ecológica. Nesse sentido, a automação de sistemas prediais pode intervir para evitar o desperdício de preciosos recursos.

Edifícios inteligentes oferecem a oportunidade de gerenciar o consumo de uma forma alinhada com as mais atuais diretrizes de consumo ecológico.

Considerações finais

Esses foram apenas alguns dos benefícios. Afinal, a automação de sistemas prediais será, em pouquíssimo tempo, uma parte fundamental das cidades conectadas.

Espaços mais confortáveis, mais eficientes e mais avançados serão o cenário de uma vida em que a informação estará sempre acessível, os carros não precisarão de motoristas e a energia será mais limpa e melhor gerenciada. Em suma, as cidades do futuro. Um futuro mais próximo do que imaginamos.

Conte com o Grupo ASC como aliado nesse futuro!

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe ; )

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Posts Recentes