61 3202-2455 contato@portech.com.br

Nosso Blog

Como as eleições presidenciais podem afetar a administração do condomínio?

Muita gente não sabe, mas um condomínio residencial tem as mesmas obrigações de uma empresa privada. E para que possa cumpri-las sem qualquer tipo de problema, é necessário que haja um grupo de pessoas responsáveis pela administração do condomínio. A lista inclui síndico, advogado e presidente, dentre outros.
Cada membro possui uma função importante na administração. Dessa forma, os moradores podem desfrutar com segurança do condomínio, sabendo que o dinheiro investido está sendo bem aplicado.
Para que tal ordem se estabeleça, no entanto, é necessário que os moradores indiquem os titulares de determinados cargos. Alguns são tão importantes que se faz necessária a realização de uma eleição, com campanhas e propostas para que seja escolhido o melhor candidato.
Além disso, para que haja ordem e harmonia entre os moradores, é necessário que a administração crie regras e normas. O objetivo é estabelecer a cada morador os seus direitos e deveres junto de seu local de moradia.
Nesse contexto é que entra a ASC Service, uma empresa de gestão e soluções condominiais que atua no Distrito Federal, em Goiás e em Santa Catarina há mais de 20 anos.
Graças à expertise nesse setor, também ajudamos a esclarecer algumas dúvidas sobre diferentes assuntos de condomínio. Hoje falaremos sobre de eleições presidenciais e a administração do condomínio, destacando como proceder para impedir que uma interfira na outra.
Como as eleições presidenciais podem afetar a administração do condomínio?
Assim como em qualquer eleição, no pleito para escolher o presidente, os candidatos devem fazer suas propostas, visando sempre melhoria na moradia no condomínio.
Isso, porém, pode afetar a administração do condomínio, pois algumas propostas podem sugerir mudanças no que já está funcionando bem.
Além disso, também surgem reuniões não programadas para exposição de novas ideias, o que pode acabar por interferir na tranquilidade do local.
Deveres presidenciais
Devido ao nome do cargo, muitos acreditam que o presidente tem total poder sobre o condomínio, mas na prática a coisa não é bem assim. O verdadeiro dever do ocupante desse cargo é manter o ritmo da assembleia, evitando o prolongamento desnecessário de determinados assuntos.
O presidente também deve ajudar a manter a reunião produtiva, além do que, quando eleito, tem o direito de escolher um secretário que o ajudará a escrever a ata das reuniões de acordo com as decisões que forem tomadas na assembleia.
É importante ainda que o presidente fique atento a tudo o que é proposto e aceito na reunião. Isso porque precisa colocar detalhadamente em ata o resumo fiel dos acordos e não assuntos paralelos ou que não dizem respeito ao local e seu bom andamento.
Vale lembrar que o presidente não pode ocultar e nem adicionar dados falsos à ata, pois isso é crime. Como ao final de cada ata o presidente deve assinar, a responsabilidade sobre qualquer problema no relatório recai sobre ele.
Se você deseja esclarecer outras dúvidas em relação à administração de condomínio, confira outros conteúdos aqui em nosso blog. E se precisa de serviços relacionados à gestão de condomínios, faça contato conosco agora mesmo por meio de nosso site.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe ; )

Posts Recentes